Qual o tempo de recuperação após o exame?
Você permanecerá na área de repouso por cerca de 30 minutos a 1 hora, até que os principais efeitos dos medicamentos usados desapareçam. Sua garganta poderá ficar um pouco dormente ou levemente dolorida, e eventualmente pode haver sensação de estufamento no abdome pelo ar colocado no estômago. Todos esses efeitos são leves e passageiros. Você poderá comer normalmente quando cessar o efeito do anestésico em sua garganta (o que leva cerca de 45 minutos). Se você recebeu medicação sedativa para o exame, não poderá dirigir automóveis, operar maquinaria ou tomar decisões importantes pelo resto do dia. Mesmo que você se sinta normal, é sabido que a sedação diminui os reflexos e julgamento por várias horas. Por esse motivo, venha acompanhado para o exame por alguém capaz de auxiliá-lo no que for necessário e levá-lo para casa.
*Fonte: Federação Brasileira de Gastroenterologia (http://www.fbg.org.br)
O que acontecerá durante o exame?
Um anestésico local será borrifado na garganta, para permitir a passagem do aparelho com o mínimo desconforto. Você deitará confortavelmente sobre seu lado esquerdo e receberá uma solução sedativa, para ficar mais relaxado. Então, o aparelho será passado através de sua boca para o esôfago, estômago e duodeno.
O endoscópio não interfere com a respiração e não causa dor. Você pode se sentir um pouco estufado, uma vez que será necessário colocar uma certa quantidade de ar dentro do estômago para permitir o exame. Procedimentos rotineiros como tomada de biópsias são totalmente indolores. No total, o exame costuma durar cerca de 10 minutos.
Como devo me preparar?
Um estômago vazio permite o melhor e mais seguro exame. Por isto, você não deve comer ou beber nada a partir de 8 horas antes do horário marcado para o exame. Se você precisar tomar remédios, o faça com pequenos goles de água. Não use antiácidos. Avise o médico se você é alérgico a alguma medicação ou se sabidamente possui problemas de saúde (principalmente cardíacos ou pulmonares).